quarta-feira, 16 de maio de 2018



SOCIEDADE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Hoje vivemos em uma sociedade que privilegia a informação e o conhecimento. No atual estágio da tecnogia somos bombardeados por inúmeras informações diariamente e precisamos utilizar nosso conhecimento para filtrar essas informações, as quais chegam de inúmeros meios que o usuário final muitas vezes nem sabe como ele ocorre.
A interatividade está avançando a passos largos tendo em vista os telefones e as televisões inteligentes. Está é a chamada convergência de base onde toda a informação é digitalizada e pode ser transportada com o usuário onde ele desejar utilizá-la, além disso, a concorrência entre a indústria tem tornado mais acessível ao grande publico o uso de novas tecnologias bem como o crescimento da internet vem colaborando para esse cenário.
Necessidade de educação ao longo de toda a vida. Diferentemente de outras épocas onde o processo de educação se dava apenas na infância e adolescência, hoje com a evolução contínua dos saberes a sociedade moderna tem essa necessidade de saberes contínuo. Essa prática de formação continuada capacita o estudante ao exercício pleno de sua cidadania, utilizando-se de sua capacidade critica, pensamento livre e ação autônoma.
Com a necessidade permanente do desenvolvimento de novas competências procuram-se certas aptidões necessárias a educação do século XXI. Algumas aptidões são pilares do conhecimento na qual destacam-se, segundo Luiz Carlos Pais (2005), a criatividade, trabalhar com informações, a capacidade de transformar informação em conhecimento e superar o exercício da repetição.
Muitas são as competências necessárias para interpretar o que o outo individuo esta comunicando, porem, o diálogo ainda é fundamental para que se possa adquirir qualquer uma das competências. Vale ressaltar que a curiosidade é como uma base fundamental no processo do saber, além disso, outro fator importantíssimo é a realização de filtros das informações que nos chegam, para que nosso conhecimento seja pertinente.
Nesta época de mudanças, temos como base o ensino uma sociedade multifacetada, onde a diversidade cultural tem que ser considerada. Bem como a consciência ambiental, pois recebemos para guardar esse tesouro que é o meio ambiente que está sob nossa responsabilidade.

INTERNET NO BRASIL E NO MUNDO

A internet vem avançando muito nos últimos anos e do mesmo modo vem sendo aperfeiçoado seu uso como auxílio à educação. Rompendo fronteiras e abrindo um leque enorme de oportunidades a qualquer momento e sem limites territoriais causando mudanças sociais, econômicas e culturais e com a facilidade da conectividade cada vez maior.
A rede mundial de computadores também pode ser classificada como uma nova mídia. Onde todas as outras são compiladas abolindo o espaço-tempo e ampliando as formas de ação e comunicação, onde tudo é transformado em bits e pode transitar na grande rede gerando um fluxo virtual, onde a função do ciberespaço não é formatar o fluxo de informação nem o de centralizar.
Mesmo tendo sua história relativamente recente, a internet surgiu com objetivo militar, durante a segunda guerra mundial. Logo após pesquisadores universitários perceberam o seu potencial e passaram a usá-la com fins acadêmicos e pessoais. Os primeiros domínios criados foram .edu, .org, e .gov e começaram a surgir em 1985, quando começou a ser empregado o termo internet para fazer menção ao conjunto de redes. O surgimento de vários navegadores (browsers) facilitou em muito a navegação na internet, bem como a expansão do computador pessoal (PC) e a multiplicação do número de usuários.
No Brasil, em 1991, as conexões são estendidas a algumas instituições de ensino em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já em 1994 já estavam conectados cerca de 30.000 usuários em mais de 400 instituições. O grande “boom” da rede no Brasil ocorreu em 1996, com a melhoria dos serviços pela Embratel e principalmente crescimento natural do mercado, sendo que em 1998 foi estimada pelo Datafolha e folha de São Paulo em dois milhões de internautas brasileiros.
No ano 2000 vários jornais migraram definitivamente para s internet fazendo oficialmente o lançamento de seus portais de notícias. Além disso, a internet atua democratizando o acesso à informação, proporcionando comunicação entre seus usuários a um baixo custo, encurtando as distâncias geográficas.
Atualmente a utilização da internet na educação tem aumentado consideravelmente, pois são inúmeras as aplicações que ela proporciona. O professor tem à sua disposição a possibilidade de elaborar um processo de ensino aprendizagem de forma mais aberta, flexível, inovadora e contínua, enquanto que o estudante também tem a sua disposição diversas fontes de pesquisas.

BLOG: CONCEITO E ORIGEM

A expressão weblog foi utilizada pelo norte americano Jorn Barger, mas hoje é mais conhecido apenas como blog é uma publicação online que teve início no hábito de logar (entrar, conectar ou gravar) à web, fazer anotações, transcrever, comentar os caminhos pelos espaços virtuais.
            Os primeiros blogs eram um aglomerado de links e comentários postados segundo os interesses dos seus editores. Em 1999 foram criados os primeiros serviços de weblog, os quais eram gratuitos ou de baixo custo, facilitando a disseminação da prática do blog, por dispensarem conhecimentos técnicos especializados. Os textos escritos nos blogs são chamados de posts e podem ser escritos apenas pelo autor do blog ou por uma lista de membros que ele convide e autorize à postar mensagens e todas as configurações são abertas a alterações, podendo-se modificar o nome, o endereço, a descrição, a forma de publicação, a periodicidade dos arquivos, a aparência visual da página, seu formato, cores, imagens, etc.
            O professor Alex Primo categoriza os blogs em quatro tipos, que são: Blog profissional, Blog pessoal, Blog grupal e Blog organizacional e segundo ele cada um deles se subdivide em quatro gêneros: auto reflexivo, informativo, interno e reflexivo.
            Os Weblogs se caracterizam por serem páginas editadas por uma só pessoa, eventualmente por convidados; Por possuírem estrutura hipertextual, permeada de links; utilizarem textos geralmente sucintos, em blocos padronizados; possuírem acesso público e gratuito da página; serem relatos pessoais, partindo do ponto de vista particular; serem contextualizados e interpretados por comentários; serem atualizados diariamente ou até mais de uma vez por dia; terem as postagens exibidas em ordem cronológica reversa; terem as postagens mais antigas arquivadas, permanecendo um link de acesso; e ainda, serem intertextuais e interdependentes, possuindo ligação com outros textos.
            São várias as formas de utilização dos blogs no processo de ensino como um auxílio pedagógico. Os blogs podem ser multidisciplinares, já que qualquer disciplina pode fazer uso de suas informações e são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Professores e alunos parceiros de aprendizagem podem retroagir sobre seu trabalho, revendo etapas e processos, tomando consciência de sua prática.


1) El proceso de educación en los días actuales se muestra cada vez más como:
a) (    ) Continuado.
b) (    ) Sólo en la infancia y la adolescencia.
c) (    ) Después de la tercera edad

2) En Brasil, en 1991, las conexiones se extienden a algunas instituciones de enseñanza en algunos estados de la federación, son ellos:
a) (    ) São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.
b) (    ) Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
c) (    ) Rio de Janeiro, Acre, São Paulo e Sergipe.

3) Según los estudios del profesor Alex Primo, los blogs se categorizan en cuatro tipos, que son:
a) (   ) Blog profesional, Blog personal, Blog industrial y Blog de herramientas.
b) (   ) Blog profesional, Blogosfera, Blogler y Blog organizacional.
c) (   ) Blog profesional, Blog personal, Blog grupal y Blog organizacional.


Respostas: 1-a, 2-b e 3-c.

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